PUBLICAÇÕES:REFERÊNCIA DE PUBLICAÇÃO
Engenho e Obra: Memória de uma Exposição

Data de Publicação: Março de 2003
Editora: Dom Quixote

Coordenadores: Manuel Heitor, José Maria B. Brito, Maria Fernanda Rollo, Henrique Cayatte, José Pessoa, Rui Trindade

INTRODUÇÃO

Apresentamos neste livro o resultado de um programa de trabalho de espectro largo que foi desenvolvido de forma a possibilitar a identificação e análise do que de mais relevante se passou no nosso País no domínio da Engenharia durante o século XX. Tendo por base um projecto de investigação pluridisciplinar que envolveu um grupo extenso de engenheiros, historiadores, economistas, sociólogos e tecnólogos, o projecto foi construído com intuitos de divulgação mas, sobretudo, de fomentar uma cultura tecnológica e de base científica, difundindo uma mensagem de matriz histórica que permita à generalidade dos cidadãos e, designadamente, das gerações mais jovens, aprender a apreciar factos e feitos, estratégias e concepções, fracassos e êxitos de 100 anos de engenharia que se aprendeu, pensou e concretizou em Portugal. Em suma, pretende-se estudar o passado, mergulhar nas raízes, percorrer transversalmente o último século e perspectivar o futuro; mostrar como a arte e o génio se combinaram com a tecnologia e como a nossa história contemporânea mais recente ficou indelevelmente marcada pela actuação protagonizada por um grupo social específico: os engenheiros.

O programa de trabalhos incluiu duas direcções fundamentais: uma exposição de âmbito nacional e um conjunto de publicações disponibilizadas em vários suportes e plataformas de divulgação, incluindo um portal na internet. Neste contexto, o projecto considera o desenvolvimento de uma base de dados que incorpora uma cronologia detalhada, o levantamento de milhares de elementos iconográficos, a identificação dos principais momentos de inovação, bibliografia e legislação.

Mas fazer a história da engenharia que se foi cumprindo em Portugal ao longo do século XX é também homenagem e tributo a tantas pessoas e instituições que com maior ou menor protagonismo, e muitas vezes no mais discreto anonimato, nos deixaram um legado de progresso e bem-estar e nos abriram caminhos por onde passa o nosso futuro. Nada de intuitos nostálgicos ou celebratórios, mostrando apenas o que já é visível, as grandes realizações. Pelo contrário, o que desde início nos moveu e motivou foi mostrar a engenharia como um processo de construção e aprendizagem permanente, valorizando uma perspectiva e uma análise crítica da evolução histórica da engenharia associada aos principais momentos de inovação que caracterizam a história de Portugal do século XX.

 

ÍNDICE

Introdução: Engenho e Obra. Engenharia em Portugal no século XX

Raízes

Parte 1: Monarquia Constitucional e I República
Primórdios da Electricidade
Edificações e materiais de construção
Química
Metalurgia e metalomecânica

Parte 2: Da implantação do Estado Novo à II Guerra Mundial
Portos e Engenharia Costeira, Construção Naval e Pescas
Hidráulica Agrícola
Pontes e Vias Públicas
Minas e Georecursos

Parte 3: A viragem da Guerra. Os novos rumos da electrificação e da industrialização
Electrificação
Barragens
Metalomecânica Pesada

Parte 4: Anos 50 e 60. Os caminhos da modernização
Aplicações Ferróviárias
Urbanismo e Território
Florestas e produtos derivados
Processos Químicos

Parte 5: Democracia e viragem para a Europa. Do 25 de Abril ao final do século
Dos Moldes à Engenharia do Produto
Automóvel: da Produção à Concepção
Sistemas de Informação e Comunicação
Calçado: equipamentos e novas tecnologias
Energia e Ambiente
Engenharia e Vida

Desafios

Conteúdos digitais
O portal em www.engenharia.com.pt e o sistema de informação histórica
O filme: “Engenho e Obra - Engenharia em Portugal no séc. XX “
Lista de aplicações multimedia